segunda-feira, 18 de janeiro de 2016



ESTUDAR MEDICINA EM ROSÁRIO SEM ASSESSORIA


Você pode pensar que estudar medicina de graça, sem vestibular e em um outro país é loucura. 
Mas, é bom abrir sua mente! Como já explorado em posts anteriores estudar medicina, de graça e sem vestibular já é realidade para os Argentinos e alguns brasileiros que lutam pelo seu sonho de ser médico. 


Quando vim para Rosário na Argentina fiz todos os trâmites sem auxilio de nenhuma assessoria, com apenas meus conhecimentos e pesquisas consegui fazer todos os trâmites necessários para efetivar minha matrícula na Universidade. 


Então, vamos lá! 


1º PASSO Juntar a documentação completa. 


- RG atualizado com menos de 5 (cinco) anos. 
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento (se for o caso);
- Histórico do ensino médio;
- Certificado do ensino médio (a maioria das vezes está no rodapé do verso do histórico escolar do ensino médio. Quando a pessoa fez o curso técnico junto com o ensino médio, o certificado é separado);


2) Reconhecimentos de firma*


* você terá que saber em que cartório as pessoas que assinaram os seus documentos tem firma aberta. 
*Se a pessoa que assinou algum documento já faleceu, infelizmente você terá que solicitar novo documento.
*Se você mudou de cidade, terá que retornar à sua cidade para fazer tudo isso.
*Se você não achou os documentos, basta pedir uma segunda via e reconhecer firma de quem assinou o novo documento.


- Histórico e certificado do ensino médio, precisa estar com firma reconhecida do diretor/ secretário da escola que assinou seu documento;




3) ENVIAR PARA O MEC DO BRASIL***


Histórico e certificado do ensino médio com a firma reconhecida do diretor ou secretário da escola que assinou seu documento; 


não precisa de cópias 


Redigir uma carta com seu endereço completo, inclusive o CEP, escrito em computador e impresso (para devolverem seus documentos, eles pedem que você faça como se fosse uma etiqueta, que o MEC vai utilizá-la para colar do lado de fora do envelope de devolução).


Obs.: o MEC demora, em média, 7 dias para devolver a sua documentação. Você só terá custos com o Sedex para enviar. Não paga nada para receber os documentos de volta. Não esquecer de enviar com AR (Aviso de Recebimento), para não perderem seus documentos.




***Endereço do MEC (ensino fundamental e médio):
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Esplanada dos Ministérios - Bloco L - 5 andar - Sala 525
CEP: 70000 - 000 - Brasília/ DF
(61) 2022-8403/ (61) 2022-8404


***Endereço do MEC (se você fez o ensino médio junto com um curso técnico):
SETEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Esplanada dos Ministérios - Edifício Sede - Bloco L - 4 andar - Sala 400
CEP: 70047-900 - Brasília/ DF


4) ENVIAR OS DOCUMENTOS PARA O MRE (depois de ter recebido os documentos validados pelo MEC do Brasil, juntar os outros documentos e enviar tudo para o MRE)****

ORIGINAIS SOMENTE! NÃO PRECISA DE CÓPIAS


Certidão de Nascimento;
Certidão de casamento;
Histórico do Ensino Médio com firma reconhecida e legalizado pelo MEC; 
Certificado do Ensino Médio com firma reconhecida e legalizado pelo MEC;(se for separado).
O MRE não devolve documentação sem que você pague os custos, então deverá ser enviado junto com a documentação 01 envelope com etiquetas de remetente e destinatário e com selo do Correios para ser feita a devolução dos seus documentos. 

Para remeter documentos pela via postal é importante:
a) digitar carta mencionando:
1) nome e endereço completo, com indicação do CEP do destinatário,
2) número telefônico ou endereço eletrônico para eventual contato,
3) o país de destino dos documentos,
4) o(s) tipo(s) de documento(s) e
5) a quantidade de documentos,


Observação importante: não se aceitam cartas manuscritas tendo em vista a dificuldade, em muitos casos, da compreensão de seu conteúdo.Tampouco será aceita documentação desacompanhada da respectiva carta acima solicitada. Em ambos os casos, o procedimento de legalização não poderá ser realizado.


b) efetuada a legalização, o(s) documento(s) é (são) devolvido(s) apenas para endereços dentro do território brasileiro, mediante carta registrada simples, paga pelo MRE. Neste caso, é imprescindível a presença do interessado (a) no endereço indicado para recebimento da correspondência. Do contrário, esta será devolvida.
Atenção: o (a) interessado (a) pode remeter seu próprio envelope pré pago, (selado), com destinatário (a) e endereço apostos, para retorno da documentação legalizada. Para isso, as informações e orientações devem ser obtidas junto à empresa prestadora dos serviços (CORREIOS, DHL, FEDEX, etc.).


c) o prazo de devolução dos documentos pela via postal é, aproximadamente, de quinze (15) a vinte (20) dias, a partir da data de recebimento no Setor competente da DAC/MRE. A data de recebimento, na Carteira de Entrada, da DCA / MRE, da documentação remetida pode ser verificada na página eletrônica da empresa prestadora do serviço contratado (Correios, DHL, etc.). A data e o número de registro postal dos documentos devolvidos podem ser informados pela Expedição Postal – DCA, mediante o telefone (61) 3411- 6462 / 6484.


ATENÇÃO: grande parte da documentação postada ao (a) destinatário indicado (a) é devolvida pelos seguintes motivos:
1) pela ausência do destinatário no endereço fornecido;
2) por estar o endereço fornecido incompleto ou errado;
3) por ser desconhecido (dos CORREIOS) o endereço fornecido.

Veja a lista nominal dos (as) destinatários (as), os (a) quais, por um dos motivos acima enumerados, não puderam receber seus respectivos documentos.

Observação importante: qualquer que seja o caso acima, esclarece-se que não haverá segunda remessa. A correspondência devolvida ficará à disposição do interessado (a) em Brasília – DF, e poderá ser entregue apenas no balcão de atendimento do Setor de Legalização em documentos da DAC / MRE, até o prazo de seis (6) meses.

Dica: Envie uma carta junto com os documentos explicando que a legalização é também para solicitar o visto de residência para a ARGENTINA.

Dica: É interessante que você faça no computador 2 etiquetas com endereço de remetente e 2 com endereço de destinatário. Cole no envelope para ser enviado e as outras 2 etiquetas cole em outro envelope para o MRE fazer a devolução de seus documentos. Quando for postar, não esqueça de pedir no Correios para selar este envelope de devolução.

Segue abaixo o link do modelo oficial do Formulário de Legalização para ser enviada junto com os documentos. 


Enviar para o MRE via postal do seu estado, ou pessoalmente em Brasília, ou por via postal para Brasília também. O MRE demora cerca de 20 dias para devolver os documentos. Pessoalmente legalizam no mesmo dia. Não adianta ir no MRE do seu estado, por que só legalizam em Brasília.




enviar para:


**** Endereço: Brasília – DF
Setor de Legalização de Documentos
Brasília – DF CEP: 70170-900
Anexo I – Térreo
Esplanada dos Ministérios – Bloco H
Ministério das Relações Exteriores - Divisão de Assistência Consular (DAC)
Telefones: (61) 3411-9713, 3411-8813, 3411-8806
Fax: (61)3411-8811


Aos cuidados de Italmar ou Sônia




5) MEC DA ARGENTINA***** 


- Marcar um turno no site do MEC da Argentina ( www.me.gov.ar/validez/turnos ): é complicadíssimo conseguir um dia e horário para ser atendido lá. Aguarde o último dia do mês, na madrugada (do dia 31 para o dia 1 do próximo mês, por exemplo), porque é quando abre a agenda para o mês posterior. Se mesmo assim você não conseguir, tem que tentar todos os dias até conseguir;
***** Documentos para levar no MEC da Argentina:
- Original do histórico escolar;
- Cópia do histórico escolar;
- Original do certificado de conclusão de curso (se for separado do histórico);
- Cópia do certificado de conclusão de curso;
- Original do RG;
- Cópia do RG.
*****Endereço do MEC – Argentina: Rua Montevideo, 950 - Planta baja – Recoleta, Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina.
- Esperar o prazo de (mais ou menos) 50 dias corridos;
- Retirar a documentação (levar o papel que te entregaram no dia que você deixou sua documentação lá).


Um comentário:

  1. Bom dia, meu nome é Guilherme e tenho como objetivo ingressar no curso de medicina da UNR, minha duvida é quanto a apresentação dos documentos na instituição, esta deverá ser feita somente apos o reconhecimento do MEC Argentino? Sendo assim, é preciso chegar com uma antecedência minima de dois meses?

    ResponderExcluir